Essa é uma questão interessante de ser abordada, já que é uma dúvida frequente de muitas pessoas que querem iniciar o estudo para concurso público. É muito comum dar os primeiros passos entrando na internet e pesquisando, o que de fato é muito bom, mas ao mesmo tempo perigoso, pois existem muitas armadilhas que você pode cair, uma vez que têm muitas pessoas que estão pensando apenas em ganhar seu dinheiro e prometem muitas coisas que de fato não são reais, ou te oferecem uma infinidade de ferramentas que até você aprender a manuseá-las sozinho(a) levará um bom tempo e isso te faz perder temo ou desmotivar ao longo do caminho por não saber por onde começar. Ainda nas armadilhas, alguns podem te oferecer dicas sem conhecimentos mínimos sobre o comportamento humano e suas variáveis, levando em consideração apenas no que eles fizeram e assim te indicam a fazer o mesmo, sendo que você é diferente dessa pessoa. Lembre-se que você é único(a) e que não existe ninguém nesse mundo igual a você, isso faz de você um ser especial, melhor ainda se você acreditar que pode mudar, alcançar, melhorar, evoluir, aprender e vencer.

Pois bem, explicando melhor assunto abordado do parágrafo anterior, o que faz com que tenhamos características comportamentais parecidas é a cultura em que vivemos, aí vou levar em consideração apenas alguns aspectos, como a cidade que você mora e a família com quem você vive. Você dever está me questionando porque estamos falando disso, na realidade é justamente para te explicar, como começar a estudar para concurso público da forma certa. Vai uma reflexão: “ Se as pessoas que passaram num concurso te indicam as fazer o que eles fizeram é garantido que você terá o mesmo resultado?” A resposta correta para essa reflexão é “talvez”, pois deve levar em consideração alguns fatores: Você tem a mesma renda familiar que a essa pessoa,? Você teve problemas com os estudos na infância ou adolescência? Será que essa pessoa teve? Seu pais sempre estiveram presentes e sempre te incentivaram a estudar? Te deram não só o apoio moral, mas também condições para estudar? Os dessa pessoa deram para ela computador, pagaram cursos etc?Essa pessoa precisava trabalhar? Você precisa trabalhar? Essa pessoal sofreu algum trauma no passado? Você sofreu algum trauma no passado? Essa pessoa passou por problemas de saúde? Você passou? Essas pessoas ainda tem os pais vivos? E os seus ainda estão vivos? Eu poderia passar aqui horas escrevendo para te mostrar que nem sempre terá as mesmas condições de fazer e executar o que outras pessoas fizera e executaram, pois existem vários fatores que marcam a gente na trajetória da vida e que deixam sequelas que podem influenciar em tudo que fazemos e por isso sempre falo para os meus alunos: cuidado ao se comparar com outra pessoa. Acho que agora ficou mais claro e espero que tenha entendido a minha preocupação com você, isso é porque ei quero que você tenha bons resultados.

Se para passar num concurso público bastasse estudar, qualquer pessoa passava, desde que estudasse, concorda? E não é bem assim. Pensando em você para que comece a estudar de uma forma que traga resultados e que não te desanime, listei aqui alguns pontos que deve entender para ter um bom início de estudo para concurso além dos já mencionados. Vamos lá:

Dando os primeiros passos rumo à aprovação:

  1. Escolher uma carreira específica

Não vou te dizer que isso é uma tarefa fácil, porém não é muito difícil uma vez que você dever ter algum interesse. Você pode optar por uma carreira lucrativa que te dê muito dinheiro, ou seja, que os salários sejam altos, legal, mas também pense que você passará grande parte dos seus dias naquele lugar, talvez anos e será que realmente seria uma realização pra você? Assim, já que irá estudar para passar num concurso público, pense unir as duas coisas, salário e satisfação, assim você pode escolher entre as carreiras policiais, bancárias, tribunais, agências reguladoras, saúde, educação, etc. Siga seu instinto, veja dentre as possibilidades aquilo que seria interessante pra você, isso pode te ajudar na motivação para o estudo.

  1. Baixar alguns editais dos concursos públicos que ocorreram em anos anteriores, referentes à carreira que escolheu.

Existem alguns sites que fornecem gratuitamente esses editais e provas, como os sites das próprias bancas examinadoras, onde você pode encontrar o edital da carreira que decidiu prestar concurso público.

Listarei aqui alguns sites de bancas examinadoras para concursos públicos:

https://www.cebraspe.org.br/  (Cebraspe – antigo CESPE-Unb)

https://www.concursosfcc.com.br/ (FCC – Fundação Carlos Chagas)

http://www.quadrix.org.br/ (QUADRIX Educação e Tecnologia)

http://www.iades.com.br/inscricao (IADES – Instituto Americano de Desenvolvimento)

https://conhecimento.fgv.br/concursos (FGV – Fundação Getúlio Vargas)

https://www.ibrae.com.br/portal/concursos (IBRAE – Instituto Brasil de Educação)

  1. Baixar material referente às matérias que anotou.

Veja quais a matérias/disciplinas que dever estudar e pesquise sobre cada uma delas pela internet, você pode encontrar muitas coisas de graça, embora isso dê um certo trabalho e requer dedicação diária. Tem alguns site que te fornecem gratuitamente  provas e gabaritos oficiais como https://www.pciconcursos.com.br/provas/, além de outros. Portanto é mão na massa mesmo, vai baixando tudo que encontrar referente às matérias que escolheu para estudar baseando-se sempre nos editais passados, não apenas em um, pelo menos nuns três editais daquela carreira.

Caso queira ter menos trabalho, terá que desembolsar uma graninha, mesmo que estude sozinho(a), pois existem diversas plataformas/sites que funcionam como uma espécie de biblioteca para concurso público e lá você encontrará teoria, videoaulas exercícios. É claro que mesmo desembolsando uma certa quantia para ter acesso à essas plataforma, ainda terá muito trabalho para organizar tudo de forma estrutural para que comece a estudar de um jeito efetivo e isso vai demandar muito tempo, embora algumas pessoas conseguem e estudam assim, isso pode variar de pessoa para pessoa, pois algumas já queriam apenas começar e não passar dias e dias preparando e estruturando o material. Mas com força de vontade, dedicação e assiduidade se consegue chegar onde quer.

  1. Montar uma grade de estudo, semanal/mensal.

Agora você já decidiu a carreira que irá prestar concurso, já sabe quais são as disciplinas que deverá estudar, então é criar um planejamento para esse estudo. Muito professores falam que o ideal de tempo de estudo diário é x, outro falam y e tem pessoas que passaram em concursos que falam que estudaram entre oito a dez horas por dia. Perdoa, eles não sabem o que falam. Se for assim que não tem mais de 2 horas por dia de estudo nunca irá passar num concurso ou levará anos e anos para conseguir essa proeza. Não é bem assim, então não se assuste que esse é um dos pontos que fazem as pessoas a se desestimularem e acabam não levando a frente os estudos. É claro que para montar essa grade de uma forma que possibilite que estude, você deve encontrar pelo menos umas duas horas por dia, pelo menos para começar, dessa forma fica mais fácil para bater a meta diária, semanal e mensal. Assim dever ser para o primeiro mês e quando já tiver criado o hábito de estudar, vai encontrando mais tempo e poderá aumentar não só o tempo como a carga de estudo diária. Outro fator importante principalmente no início dos estudos é que não é bom estudar mais de uma matéria/disciplina por dia, isso poderá fazer no futuro. Exemplo:

. Segunda-feira – Português das 19h00 as 21h00.

. Terça-feira – Informática das 19h00 as 21h00.

. Quarta-feira – Dir. Constitucional das 19h00 as 21h00.

. Quinta-feira – Dir. Administrativo das 21h00 as 23h00. (depois do curso de inglês)

.Sexta-feira – Lei 8.112/90 das 19h00 as 21h00.

.Sábado – Ética (Decreto de Lei 1.171/94) das 10h00 as 12h00.

. Domingo – Lei 9.784/99 das 10h00 as 12h00

  • Lembrando que não apenas essas disciplinas expostas à cima, você pode continuar na próxima segunda-feira com as demais disciplinas restantes até que seja fechado o ciclo de disciplinas na grade e mesmo que tenha terminado como exemplo com Administração Geral na terça-feira, na quarta-feira iniciará com a primeira da grade, ou seja, Português.  Acredito que tenha entendido e vamos que vamos.
  1. Iniciar o estudo no dia marcado começar.

Você deve lembrar que é importante ter compromisso com você mesmo(a), recorde-se que você é capaz, que você vai mudar, que você vai crescer, que você vai melhorar, que você vai conquistar e que para tudo isso vai depender exclusivamente de você. Então é muito importante que siga o planejado e que possa iniciar os primeiros passos para sua vitória no dia que marcou para começar e não protele, não enrole, faça isso de qualquer forma, claro que por motivos de força maior que possam vir a atrapalhar esse início, não vai ficar se cobrando e nem se sinta falho(a), pois o próprio nome diz, o motivo foi por força maior. Mas com a graça de Deus tudo dará certo e você conseguirá! Sim, Vamos nessa?

  1. Não falhar um dia se quer pelo menos nos 25 primeiros dias.

É muito importante que se concentre em executar tudo aquilo que você planejou, além de que para criar o hábito de sentar e estudar leva tempo e para que isso ocorra e consiga é necessário que siga todos os dias o que você mesmo(a) colocou como meta, então cumpra. O fato de falhar diversas vezes, auxiliará na quebra do hábito. Leia esse artigo se puder O Poder do Hábito (link) https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Poder_do_H%C3%A1bito

  1. Fazer muito exercício.

Exercitar é a alma do negócio. Muitos alunos passam horas lendo, marcando os pontos mais importantes, fazendo resumos e deixam para fazer o exercício depois e quando se percebe, dedicou 80% do estudo a leitura e aos resumos, sobrando assim apenas 20% para os exercícios, quando de fato essa porcentagem deveria ser ao contrário, 80% de exercício e 20% de teoria/leitura. No método que aplico no curso que criei é exatamente assim, a maior parte do tempo de estudo é na prática. (link) para saber mais click aqui.

  1. Revisar sempre que possível o conteúdo estudado.

Aqui falo do fator quantidade e qualidade, é claro que a quantidade é importante, umas vez que o(a) concursando(a) tem uma infinidade de matérias/disciplinas a serem estudadas, além de que devem fazer muitos exercícios, então não tem como deixa de falar de quantidade, mas o fato de revisar, pode e dever melhorar o desempenho, pois a revisão está ligada diretamente na qualidade do estudo e isso é muito importante, tendo em vista que de nada adianta prosseguir com os estudos se o que se viu ainda n ao está armazenado da forma correta.

  1. Criar simulados para que possa testar o resultado do estudo.

Se gostou e quer fazer parte de um grupo de alunos, click aqui e entre no nosso grupo de whatsapp.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.