Essa não é uma tarefa muito fácil, pois de fato não é correto deixar todas as matérias para estudar na última hora. Quando se tem uma meta a ser cumprida é bom que se planeje antecipadamente para o alcance dos objetivos diários e consequentemente o possível alcance da meta traçada. No entanto, é muito comum que algumas pessoas infelizmente, por diversos fatores, deixam para se preparar para a prova faltando pouco tempo em relação à data marcada para sua realização, o que gera grandes possibilidades de acarretar uma série de problemas e principalmente fazer a prova de qualquer jeito, sabendo que sua chance de passar é mínima. Afirmo que é mais fácil acertar na loteria chutando, do que chutar na prova inteira e passar no concurso público.

Existem muito mitos que envolvem pessoas que estudaram apenas uma semana, fizeram a prova e acertaram grande parte das questões, conseguindo assim a aprovação, conquistando o cargo público tão sonhado, seria muito bom se isso fosse verdade nos dias atuais. Antigamente tudo bem, o que se cobrava em provas de concursos eram apenas as disciplinas básicas do antigo primeiro e segundo grau, hoje ensino fundamental e médio, matemática, português, história e geografia. Isso explica de onde veio essa lenda mito dentro da nossa sociedade, pois um dia já pode ter sido verdade, porém hoje não. Atualmente, algumas provas de concursos, chegam a cobrar mais de 10 disciplinas e que a maioria dessas disciplinas não fazem parte do nosso dia a dia, o que torna praticamente impossível ter o pleno conhecimento de todas elas e mais ainda, na visão do que é certo ou errado para as bancas examinadoras. Entretanto, se realmente quer estudar e está com pouco tempo só vejo uma forma, estudar por meio de exercícios calcados em provas passadas. Você deve está pensando: como assim estudar se baseando em provas passadas? Sim, vou te mostrar aqui, porém é claro que se você me perguntasse se em uma semana é possível estudar para fazer uma prova de concurso público, com toda certeza eu te responderia, não. Mas se levarmos em consideração um período de tempo maior antes da prova, teria sim algumas alternativas de acordo com o tempo que se tem por dia para se dedicar.

Como o tempo que se tem para estudar antes da prova é relativo, é preciso quantificar esse tempo, para poder materializar uma realidade, assim é necessário condicionar alguns exemplos distintos:

Alerto que isso não é correto, mas é uma alternativa emergencial, já que a pessoa decidiu fazer a prova. Assim condicionarei uma situação hipotéticas e algumas variáveis.

  1. Faltando 30 dias para a prova, 10 disciplinas para estudar. 4h/6h por dia.

Perceba que nesse caso a pessoa tem pouco mais de quatro semanas para estudar e então vamos focar nisso, digo, nessas quatro semanas. Assim será preciso:

  1. Saber quais são as disciplinas/matérias que cairão nessa prova, isso poderá ser visto no edital e provavelmente a pessoa já saberia, ou pelo menos deveria saber.
  2. Baixar todas as provas dos concursos passados ou entrar em alguma plataforma paga (sites de questões) e baixar um quantitativo mínimo de 100 questões por disciplinas, num total de 1.000 questões. Existem vários sites que oferecem esse tipo de serviço, porém terá que gastar uns trocados, entre R$ 30,00 a R$ 40,00 (mensal), indicarei aqui dois, pois esses já utilizei para baixar questões, porém pesquisando no www.google.com.br achará vários

www.rotaconcursos.com.br

www.qconcursos.com.br (antigo questões de concursos).

  • Montar uma grade de estudo onde estudará por dia duas matérias/disciplinas, apenas resolvendo questões, assim dispostas – 100 questões de uma disciplina X + 100 questões de uma disciplina Y, isso deverá ser feito todos os dias.
  • Percebe que se são 200 questões por dia e que ao todo baixou 1.000 questões, assim a cada 5 dias deve-se repetir até a véspera da prova e boa sorte!

Com o Concurso de Sucesso você pode fazer uma programação de estudo para 3 meses estudando 7 disciplinas básicas para concursos, e assim dar o primeiro passo para fazer pelo menos 50% das provas de concurso público com um método inovador e eficaz que acelera o aprendizado.Quer saber mais clique aqui. Link.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!