Esse é um assunto bastante interessante, mas de uma grande complexidade, pois dependerá da carreira escolhida.

Muitos alunos me relatam que não sabem que carreira escolher, que de verdade queriam passar em qualquer concurso, que apenas querem mudar de vida, querem a estabilidade financeira para viver melhor, etc. Talvez esses sejam alguns dos principais motivos que as pessoas têm em mente e que as fazem querer passar em algum concurso público, consequentemente se perguntam: por onde eu devo começar e o que eu devo estudar para passar em concurso público?

Aqui tentarei te ajudar de alguma forma se essa também for a sua dúvida. É certo que algumas matérias/disciplinas são comuns em diversos concursos e posso aqui elencar algumas delas para que você tome nota e já possa incluir no seu cronograma de estudo (indico que leia o artigo – Como montar uma grade de estudo – cronograma de estudo para concurso público)link.

É importante entender que o foco numa determinada carreia é considerável para que possa estudar com uma direção mais assertiva, porém o preocupante é o fato de que estudar para um a três concursos públicos determinados pode gerar algumas frustrações com relação ao tempo de espera para a realização da prova, ou seja, pode passar anos estudando para um determinado concurso e nada do edital sair.

Dessa forma considero que o(a) aluno(a) dever se preparar para as provas de concursos público e não somente para algumas determinadas, assim teria a possibilidade de fazer testes reais, fazendo provas de vários outros concursos até que o concurso da carreira escolhida seja publicado em edital e o melhor com reais condições de ser aprovado, chamo de “escalada”. Com certeza, passar em algum concurso público pode motivar e muito o estudo para o próximo, ou seja, aquele que foi escolhido dentro de uma determinada carreira, além de dar uma certa tranquilidade financeira, umas vez que esse é um dos principais objetivos que faz com que uma pessoa queira passar em concurso público, concorda? Abordarei isso em breve em outro artigo.

Independente da carreira escolhida, caso você esteja optando por qualquer concurso, ainda que eu não veja essa ideia como errada, esse tipo de estudo requer alguns cuidados. Existe um determinado padrão entre as bancas no tocante às matérias/disciplinas que elas cobram nas provas de concurso público, assim podemos dizer que existem algumas matérias que são básicas, mas “peralá”, não disse básicas porque são encontradas na parte básica das provas, pois é comum independente da banca, que se divida a prova em pelo menos duas partes conceituais, dessa forma posso afirmar que são divididas em conhecimentos básicos e específicos, apesar de que algumas provas são divididas em três ou até mais partes além da redação discursiva, logo com essa explicação acredito que entendeu que no primeiro momento não me referi às  matérias da parte básica de uma prova, mas sim básicas por incidirem em várias provas de diversas bancas, mesmo que estejam  na parte dos conhecimentos específicos. Apontarei algumas matérias/disciplinas básicas para o estudo, levando em consideração o índice de ocorrência nas diversas provas, de diversos órgãos, de diversas bancas examinadoras e de diversas regiões do Brasil, sejam elas Estaduais, Federais ou Distritais:

Dividi em 2 grupos, considerando que se você estudar um número maior de matérias/disciplinas há uma possibilidade de que elas caiam em um número menor de provas, já que o foco é se preparar para qualquer uma que apareça é interessante focar no grupo de matérias/disciplinas que caem na maioria das provas*.

GRUPO I

Matérias/Disciplinas que incidem em aproximadamente 40% a 50% dos Concursos Públicos:

  1. Português – Língua Portuguesa;
  2. Informática;
  3. Raciocínio Lógico;
  4. Dir. Constitucional;
  5. Direito Administrativo;
  6. Ética/Moral;
  7. Administração Pública;
  8. Administração Geral;
  9. Gestão de Pessoas/Recursos Humanos;
  10. Arquivologia;
  11. Administração de Recursos Materiais

GRUPO II

Matérias/Disciplinas que incidem em aproximadamente 60% a 70% dos concursos Públicos:

  1. Português/ Língua Portuguesa;
  2. Informática
  3. Direito Constitucional;
  4. Dir. Administrativo;
  5. Ética/Moral;
  6. Administração Geral
  7. Arquivologia.

Vele ressaltar que existem algumas leis que incidem na maioria das provas e que devem ser incluídas nos estudos de base, tanto nas matérias/disciplinas do grupo I, quanto do grupo II.

AS 4 LEIS QUE MAIS CAEM EM CONCURSO:

  1. 8.112/90 – Regime Jurídicos dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas federais.
  2. 8.429/92 – Improbidade Administrativa da Administração Pública.
  3. 8.666/93 – Lei de Licitações e Contratos na Administração Pública
  4. 9.784/99 – Processo Administrativo na Administração Pública.

Essas matérias/disciplinas estão presentes na maioria das provas de concurso realizadas no país, claro que não posso afirmar aqui que em todas as provas de concursos públicos do Brasil elas incidirão, mas em todo caso esse é um norte do que se dever estudar quando não se tem em mente uma determinada carreira ou um edital aberto.

Estamos juntos nessa. Vamos começar hoje?

Pensando na sua necessidade e é claro numa forma efetiva de estudo com passo a passo, ótima didática e uma técnica inovadora de aceleração do conhecimento, estruturei um curso chamado TOP 7, que te prepara com uma fórmula modular para enfrentar qualquer concurso com grande chances de ser aprovado(a). Estudando por esse método você reduz pela metade o tempo de aprendizado, assim o que levaria para aprender em 2 anos aprenderá em 1 ano, o que levaria 1 ano aprenderá em 6 meses, o que levaria 6 meses aprenderá em 3 meses. Quer saber mais click aqui.link

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!