Técnica Lógica de Estudo

O que é o método de estudo TLE?

Ao longo de muitos anos, lecionei em vários cursos preparatórios de concurso público e pude constatar com o tempo que alguns erros eram cometidos durante a jornada de estudo do aluno.

Acompanhei de perto cinco alunos por meio de um grupo de estudo que montei justamente para fazer uma espécie de laboratório de pesquisa pra mim, justamente para entender como eles se dedicavam fora da sala de aula, ou seja, como eles estudavam. Foi então que pude constatar que a quantidade de etapas e o grande volume de material, faziam com que eles perdessem tempo executando algumas tarefas que de fato não eram muito importantes. Irei te explicar para que possa entender o porque de eu ter criado esse método eficaz que já auxiliou centenas de alunos na conquista da tão sonhada carreira pública.

  1. Leitura do material teórico.
  2. Confecção dos resumos.
  3. Exercícios.
  4. Revisão.
  • LEITURA DO MATERIAL TEÓRICO

Atualmente uma prova de concurso público tem entre 10 a 15 disciplinas, umas são cobradas um pouco mais, outras um pouco menos, incluindo uma série de legislações específicas. Pois bem, o fato desse material ser bastante denso, para que fosse lido por completo demandaria muito tempo do aluno devido ao fato dele ter que parar e também fazer os resumos. Consideremos então que para o aluno concluir o estudo de uma disciplina específica demoraria em média (baixa) 25 a 35 dias, tendo em mente que se dedicaria 4h por dia, incluindo leitura, resumos e exercícios. Numa determinada situação hipotética em que o aluno estudaria 12 disciplinas, o tempo que levaria para a conclusão seria de 1 ano, ou seja, 12 meses, considerando ainda que ele seguisse uma rotina sem parar, 4h por dia de segunda a domingo. Além desse disso, quando terminasse a última disciplina, já não se lembraria das primeiras!

Percebe que o fator desmotivacional está nesse ponto. São muitas matérias/disciplinas para serem estudadas, sem contar que antes de começar a estudar teria que preparar todo o material ou então, desembolsar uma grana para custear um curso preparatório para concurso público presencial para poder ter aulas com professores experientes ou um curso on-line. Para muitos alunos, esses fatores constituem barreiras para dar o pontapé inicial. Tendo em vista que falta, dinheiro, motivação, objetivo em longo prazo (a maioria é imediatista), acreditar na capacidade dele mesmo, tempo, força de vontade, entre outros fatores, geram uma sensação de dificuldade maior, pois não basta querer, tem que saber por onde começar, então vem os questionamentos: o que estudar? Como e estudar? Qual concurso escolher? Qual material é confiável? Teorias, resumos e exercícios? Qual método utilizar? Tudo isso faz com que ele sempre deixe para “o amanhã”, e esse amanhã nuca chega, ou seja, a procrastinação toma conta dos pensamentos.

Com todas essas dificuldades, observei que realmente não é ideal começar lendo livros e mais livros, a Constituição Federal, entre outros materiais. A TLE foca numa estrutura lógica calcada em exercícios. Você deve está se perguntando, mas como irei fazer exercícios se eu não sei algumas matérias/disciplinas? Vou te fazer algumas perguntas para que possa refletir sobre isso: Quantos livros você leu para poder aprender a falar? Se você sabe andar de bicicleta, dirigir um carro, ou mesmo andar com suas próprias pernas, quantos livros e teorias você leu para aprender? Pois bem, na prática se aprende, embora requeira cuidados e técnica específica para poder armazenar o conteúdo ao passo que vai acertando e errando, isso é o que trabalhado a TLE, ciclo raiz com aumento gradual a partir do aprendizado com os erros e acertos. LINK

  • Confecção dos Resumos

Espero que esteja entendendo o raciocínio da coisa ao passo em que vou te explicando os pontos cruciais para que seja feito um bom estudo. Imagine que cada conteúdo, ou se preferir matéria/disciplina, deveria ser lido por inteiro, além disso, todo ele deveria ser resumido! Isso é o que muitos falam e se tornou cultura onde poucos questionam essa prática. Porém com a minha pesquisa, conseguir detectar que essa era uma prática comum e que gerava um tempo enorme perdido apenas para fazer os resumos. Caso o aluno tenha todo tempo do mundo e a prova não tenha data marcada e nem existe a possibilidade dela sair nos próximos 18 meses, ele poderia seguir dessa forma, lendo e fazendo os resumos, que a medida que o tempo fosse passando, iria perceber que perdeu muito tempo e acabaria estudando de uma outra forma.

Eu não indico fazer os resumos baseados na teoria. Como o citado anteriormente, farei algumas perguntas para que possa refletir: Não inicia com exercícios por quê? Como você acha que se fazem os resumos? Quando ler, marca os pontos mais importantes e com base nesses pontos cria o resumo com o seu entendimento? Quantas provas você ou o aluno fez antes de começar a ler, marcar os pontos mais importantes e fazer os resumos? Pois bem, independente das suas respostas já irei explanar algumas coisas depois dessa reflexão. A maioria das pessoas, quando estão estudando, não querem iniciar os estudos por meio do exercício, porque de fato nunca leram a matéria, nuca tiveram aula, etc. Essas são as afirmações de 90% dos alunos que estão dando os primeiros passos nos estudos para concurso público. Vejamos, como é que uma pessoa que nunca viu a matéria/disciplina, ler e marca o que é mais importante? Quem disse para ela que é mais importante o que ela marca? Quem disse que aquilo é mais importante porque caí na provas? Está vendo, não tem nada a ver!! A pessoa não tem objetivo a ser cumprido, e foca apenas em fazer o resumo, então ela, marca o que é mais importante para ela e não para com base nas provas, pois de fato a maioria nunca teve contato com pelo menos 10 provas do tipo para realmente saber o que é mais importante.

A TLE trabalha focando na prova em 80% a 90% dos resumos que o aluno faz. Sim, dentro da TLE, existe a confecção de resumos, porém eles são voltados para as provas, o que de fato é o objetivo de quem estuda para fazer a prova do concurso público.

  • Exercícios

Esse sim, com toda a certeza é o ponto principal de como estudar para concurso público da forma certa. Imaginemos um corredor de maratona, ele terá uma prova a ser executada em 120 dias, você acha que ele ficará sentando em casa de frente para o computador lendo um monte de teoria sobre maratonas? Ou você acha que todos os dias ele irá percorrer longas distâncias treinando para a prova principal? Então, vamos compará-lo a uma pessoa que está estudando para concurso público. Se essa pessoa está estudando para fazer uma prova e na prova sabe o que ela fará, ora pois, o que ela deve fazer antes da prova é o que fará no dia da prova, exercício! Simples assim, isso mesmo, exercício como o maratonista do exemplo acima.

Então já sabemos que o mais importante é fazer exercício. Então agora você dever está se questionando novamente: Quantas questões um aluno deve fazer por dia? Qual a quantidade ideal de questões a serem feitas por disciplina? Essas e outras perguntas já me foram feitas por centenas de alunos ao longo de mais de 23 anos de carreira como professor de “cursinho para concurso público”, a minha resposta é que não existe um ideal como é pregado por aí. Ideal para tudo, tempo de estudo diário, quantidade de matérias/disciplinas diárias, tempo de estudo antes da data prova… Enfim, não existe um ideal, existe sim um mínimo, pois não dá para se ter uma noção da matéria/como um todo, apenas fazendo 20 a 30 questões. Assim, condicionei o  mínimo de 100 questõespor disciplina, mas quanto mais melhor é claro, mas com 100 questões bem selecionadas para evitar que se repita muito o mesmo tópico da matéria/disciplina, já se tem um boa noção do que se pode cair na prova. Pense comigo, quantas questões em média caem numa prova de informática? Vamos consideram entre 5 a 10 no máximo, então pegaremos o máximo, 10 questões numa prova, considerando a lógica do processo, se você estudar informática com 100 questões, é como se estivesse vendo 10 provas de concursos, ou seja, ali está o que mais cai, então tem um norte, um rumo e já saber o que caí, como caí e o que é certo para a banca e não para um livro. Exercício é tudo, se feito da forma correta e cíclica. Isso é o que trabalha a TLE – Técnica Lógica de Estudo, ciclos de exercícios com simulados para poder quantificar a margem de acertos e erros e assim corrigir o que deve ser corrigido e reafirmado o que é certo. Link

  • Revisão

Quanto às revisões, abordei entre os assuntos expostos aqui nesse artigo. É uma excelente forma de relembrar alguns pontos e tópicos importantes, porém o erro está, quando muitos querem rever a matéria inteira novamente. Percebe-se aí que se não tiver cuidado vai tomar grande parte do tempo, vendo novamente o que já foi visto.  Sabendo disso o importe é fazer resumos com foco na prova para que volte apenas nesses resumos e anotações importantes que fez sobre as questões de provas passadas.

Jamais deve ser revista a matéria/disciplina inteira, porque aí de fato além de demandar muito tempo, perderá tempo no avanço geral dos estudos. Assim toda a revisão, bem como outros pontos, deve ser planejada dentro da grade de estudo a qual explico em outro artigo aqui no site (link). Uma boa revisão dependerá de um bom resumo, claro se esse for feito da forma certa, sempre baseado no objetivo final, a prova de concurso que o aluno pretende realizar.

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